agende agora

Cuidado com a Bronquiolite


Bronquiolite é um assunto que sempre merece um alerta, já que é uma doença responsável por grande número de internações em crianças pequenas.

A bronquiolite acomete crianças menores de 2 anos e é ocasionada, principalmente, pelo vírus sincicial respiratório. A gravidade do quadro costuma estar ligada a alguns fatores, como: criança prematura, bebê com menos de 6 meses, portadores de doenças do coração ou pulmonares.   

O vírus sincicial respiratório (VSR) costuma circular no período de outono/inverno. Na região sudeste do brasil, especificamente, entre os meses de março e julho. Em crianças grandes e adultos se comporta como um resfriado comum.

O VSR é transmitido através do contato com gotículas de saliva de pessoas contaminadas, superfície ou objetos contaminados. Pode durar quase 1h nas mãos e até 24h em objetos.

Os primeiros sintomas da bronquiolite são coriza e febre. Geralmente, em 4 a 6 dias a criança evolui com surgimento de tosse e “chiado no peito”. Os ditos sinais de “alerta”/ “perigo” na doença são criança prostrada, que recusa alimentação, aumento da frequência respiratória (respiração mais rápida), gemência, sinais de desidratação e diminuição da urina.

Não existe vacina contra o vírus sincicial respiratório, porém existe o palivizumabe que é uma imunoglobulina (“anticorpo pronto”) que previne as formas graves da infecção causada pelo VSR.

O palivizumabe é indicado para bebês prematuros com menos de 29 semanas de idade gestacional durante o primeiro ano de vida; para aqueles nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês; e para portadores de doenças do coração ou pulmões nos 2 primeiros anos de vida.

Se notar qualquer alteração no seu filho (a), procure imediatamente um atendimento médico.

LUMI AMARAL GOMES – RESPONSÁVEL TÉCNICA – CRMRJ:102589-9

FONTE:

http://www.sprs.com.br/sprs2013/bancoimg/141204210312bcped_v3_n2_a3.pdf

http://www.scielo.br/pdf/ramb/v53n2/27.pdf

http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/106-palivizumabe

H3Med

Subir Página