agende agora

Peguei a Covid-19! Posso amamentar?


coronavírus amamentação

Uma dúvida paira na cabeça das novas e futuras mães: o coronavírus pode passar para os bebês através da amamentação? Diante da preocupação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou um documento sobre o assunto. “Até o momento, não existe nenhum estudo mostrando que o leite materno seja capaz de transmitir o vírus para a criança”, resume o pediatra Luciano Borges Santiago, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP.AdChoicesPUBLICIDADE

Em consonância com as principais organizações de saúde do mundo, a instituição recomenda, então, que as mães diagnosticadas com a Covid-19 continuem amamentando. Afinal, a proteção que o leite da mulher proporciona ao bebê em diversos aspectos prevalece sobre a eventual possibilidade de transmissão.

Regrinhas para proteger o bebê

Ainda que a orientação seja manter o aleitamento, é necessário tomar algumas precauções. “Antes, as mães devem lavar as mãos ou higienizá-las com álcool em gel, além de colocar máscaras adequadas”, orienta Santiago. Quem estiver tossindo muito e não se sentir segura para oferecer o peito pode tirar o leite e pedir a um cuidador saudável que dê o alimento ao bebê em um copinho — desde que conheça a técnica correta.

(Ilustração: Arte Veja Saúde/SAÚDE é Vital)

Acompanhe os dados em tempo real através de nosso site do Coronavírus.

Fonte: Saúde

H3Med

Subir Página