agende agora

Conheça as principais causas das pontadas no coração


Mitos e verdades sobre a saúde do coração - Diário da Manhã

Geralmente, ao sentir pontadas no coração, o primeiro pensamento é de que seja indício de um infarto. Porém, existem várias outras condições que possuem esse sintoma, desde problemas intestinais até uma crise de ansiedade.

Por isso, é muito importante que você aprenda a identificar quais são as principais causas da pontada no coração e saiba quando procurar um especialista. Entenda mais sobre o assunto no artigo abaixo.

Pontadas no coração: quais são as principais causas?

Sentir leves pontadas no coração, nem sempre, quer dizer que a dor está relacionada a problemas cardíacos. Até mesmo em alguns casos, como arritmia e insuficiência cardíaca, por exemplo, só há o surgimento deste sintoma em certas situações. No entanto, é importante ficar alerta.

“O paciente precisa ficar atento a outros sintomas e à sua condição de saúde, para auxiliar o profissional no diagnóstico e receber o tratamento adequado,” é o que explica o pediatra Felipe Folco. Confira, abaixo, as principais causas dessa condição.

Ansiedade

A ansiedade provoca tensão muscular e aumento dos batimentos cardíacos, gerando as pontadas no coração. O paciente pode sentir este e outros sintomas durante ou após momentos de crise. Assim, essa condição é muito confundida com problemas cardíacos, mas é importante ficar atendo aos outros sinais que ela apresenta.

“Em casos de pontadas no coração por ansiedade, o paciente também pode sentir náuseas, batimentos cardíacos acelerados e excesso de transpiração. Por isso, é muito importante estar alerta a todos esses sinais”, acrescenta o Dr. Felipe Folco.

Úlcera no estômago

As fincadas no coração causadas por essa condição apresentam dor no meio do peito, podendo se estender até o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Geralmente, o aparecimento desse sintoma ocorre após as refeições, acompanhado de náuseas, vômitos e sensação de estufamento.

“Isso ocorre devido à inflamação nas paredes do estômago, causada pela úlcera, que gera desconforto e pode ser confundida com dores do coração, por causa da proximidade dos órgãos,” acrescenta o médico.

Excesso de gases

As dores causadas por excesso de gases podem ser caracterizadas como pontadas fortes no coração que oscilam, aparecendo, principalmente, ao curvar a barriga, por exemplo. Por atingir a região do tórax, esse desconforto é sempre confundido com problemas no coração.

Isso ocorre, pois, o acúmulo de gases no intestino pode pressionar alguns órgãos abdominais, irradiando a sensação de dor para o peito.

Alterações na vesícula

A vesícula está localizada do lado direito do estômago, podendo ficar inflamada pelo acúmulo de gordura e a presença de pedras. O desconforto causado por problemas nesta região pode irradiar para o peito, parecendo com um infarto.

Quando há problemas na vesícula, o paciente sente dores do lado direito do peito, que podem piorar após a ingestão de alimentos. O desconforto pode vir acompanhado de náuseas e sensação de estufamento.

Doenças no coração

As pontadas no coração são um dos sintomas de problemas cardíacos, como a angina, a arritmia e o ataque cardíaco, por exemplo. Nesse caso, além de sentir pontadas no coração, o paciente apresenta outros sintomas.

Por isso, caso as dores sejam originadas de alguma doença cardíaca, o paciente também pode sentir dificuldade de respirar, palpitações, inchaço generalizado, cansaço excessivo, entre outros sintomas. Deste modo, é importante ficar atento ao tipo de sinal e procurar um especialista para obter o diagnóstico adequado.

Como reconhecer um infarto?

Apesar de ser uma condição rara, sendo mais comum em pacientes que possuem pressão alta, diabetes, colesterol e têm acima de 45 anos, é importante ficar atento aos sinais de infarto.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, (SBC), doenças cardíacas, como infarto e derrames, chegam a atingir 300 mil vítimas por ano. Por isso, é importante identificar quando há a condição e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Em um infarto, o paciente sente uma dor localizada do lado esquerdo do peito, como um aperto, que persiste por mais de 20 minutos. O desconforto pode irradiar para o braço esquerdo ou direito e a mandíbula, causando formigamento.

Neste caso, a pessoa também pode apresentar tontura, náusea, dificuldade de respirar e dor de cabeça intensa. Assim, caso sinta esse desconforto por mais de 20 minutos, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Que exames podem identificar problemas cardíacos?

Para identificar problemas cardíacos, o médico pode indicar diversos exames cardiológicos, sendo o raio X do tórax e o eletrocardiograma os mais comuns. Desse modo, no caso de suspeita de qualquer doença cardíaca, consulte um especialista para realizar um exame cardiológico e localizar possíveis alterações na região.

H41MedCentro

Subir Página