agende agora

Conheça as principais causas e sintomas da imunidade baixa


Diário dos Campos | Baixa imunidade pode ser uma das maiores ...

Para se defender de vírus, bactérias e doenças e nos manter protegidos, nosso organismo conta com o sistema imunológico. Porém, quando estamos com a imunidade baixa, nossas defesas ficam enfraquecidas, deixando o corpo mais vulnerável.

Isso pode ser causado por uma série de fatores, como a falta de vitaminas ou até mesmo o uso de alguns medicamentos para o tratamento de enfermidades. Por isso, é necessário sempre ficar atento aos sinais que nosso corpo apresenta para indicar a imunidade baixa.

O que causa a imunidade baixa?

Existem vários fatores que podem ocasionar na queda das nossas defesas. “Uma das principais causas de imunidade baixa é o uso de medicamentos como corticóides, antibióticos e imunossupressores, assim como no quadro de algumas doenças como lúpus, diabetes, câncer e AIDS”, é o que explica o médico Felipe Folco.

“Além disso, os hábitos do paciente, como sedentarismo, uso de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo e uma alimentação pouco nutritiva, podem contribuir para a evolução desse quadro, assim como o estresse, a ansiedade e a depressão”, acrescenta o médico.

Principais sintomas de imunidade baixa

Quando as defesas do organismo estão enfraquecendo, nosso corpo sempre apresenta alguns sintomas de imunidade baixa, que podem ser leves ou mais graves dependendo de quão baixo está o nível de proteção. Confira abaixo os principais sintomas.

Cansaço excessivo

Apesar de ter várias horas de sono, você sempre tem se sentido indisposto e acha que não dormiu o suficiente? Esse pode ser um dos sinais da falta de algumas  vitaminas, o que contribui para a baixa imunidade e gera a fraqueza.

Gripes e resfriados com frequência

É muito comum adquirimos gripes ou resfriados, principalmente nas estações mais frias. Porém, se você vive constantemente nessa situação e, muitas vezes, possui pouco ou nenhum intervalo entre uma gripe e um resfriado, isso é um sério indício de que suas defesas estão comprometidas.

Infecções recorrentes

Se nas últimas semanas você tem passado por vários casos de infecção com herpes bucal, genital, otite e amigdalite, é preciso ficar atento, pois esses são sintomas de que seu sistema imunológico está seriamente exposto.

Queda de cabelo

Além de ser causada pelo estresse, ansiedade e ausência de vitaminas em nosso organismo, a queda de cabelo também pode nos dizer que o nosso sistema imunológico não está bem.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento de imunidade baixa

Após a identificação dos sintomas, é muito importante consultar um médico, que realizará uma análise completa do caso e indicará o melhor tratamento. Até o momento, não existe um exame específico para verificar o nível de imunidade do organismo.

Em um quadro cuja frequência dos sintomas pode estar associada à falta de vitaminas, por exemplo, o médico pode indicar alguns exames de sangue, que vão permitir realizar uma análise profunda e indicar uma vitamina para aumentar a imunidade.

Por isso, o tratamento de imunidade baixa varia de acordo com o perfil de saúde de cada paciente, mas pode incluir medicações específicas, como polivitamínicos, além de mudanças de hábito, como a prática de exercícios físicos e a inclusão de alimentos mais saudáveis no cardápio.

Como aumentar a imunidade

Aumentar o nível da imunidade é possível por meio de práticas saudáveis que podem ser inseridas no dia a dia. Uma boa opção é consumir frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo, já que possuem uma boa porcentagem de vitamina C — que auxilia o funcionamento do nosso sistema imunológico. Confira outras dicas abaixo.

  • Pratique exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana;
  • Insira alimentos saudáveis na sua dieta, que, além de saborosos, possuem vitaminas e minerais
  • Tome bastante água ao longo do dia;
  • Durma de sete a oito horas por noite,
  • Nunca se automedique, pois as substâncias de medicamentos podem interferir nas suas defesas.

H3Med

Subir Página